Saiba tudo sobre as maiores ligas esportivas dos EUA

Conheça as estratégias utilizadas para  tornar os Estados Unidos um berço para atletas de alto nível.

Os Estados Unidos são referência quando o assunto é a organização das ligas esportivas. Estrutura, equilíbrio, finanças, marketing, tudo caminha lado a lado para que o esporte prospere e cresça exponencialmente com o passar dos anos. Com isso, muitos atletas de todo o Mundo pretendem um dia atuar nas ligas de alto nível na terra do Tio Sam.

Muito se fala sobre a liga de basquete americana (NBA), porém existem outros esportes que possuem grande destaque e organização nos Estados Unidos, como o Baseball (MLB) e futebol americano (NFL).

A Viagens Esportivas preparou um material mostrando um pouco mais sobre os detalhes que fazem com que essas grandes ligas tenham sucesso.

NBA (National Basketball League)

A National Basketball League é a principal competição de basquete nos Estados Unidos, os maiores atletas do esporte atuam pelas equipes que disputam a NBA. A liga existe desde 1949, conta com a participação de 30 franquias e a cada ano que passa se torna uma referência ainda maior para o basquete mundial.

O campeonato tem duração de sete meses (entre Outubro e Abril) e encanta ao público com grandes exibições entre as equipes.  A organização da liga preza sempre pelo equilíbrio no campeonato e para isso, criou algumas medidas que evidenciam esse cuidado.

O Draft (como chamam o evento de escolha dos melhores atletas universitários para seguir carreira profissional nas franquias) acontece de maneira justa, com o time que teve o pior desempenho na temporada anterior tendo prioridade na escolha e assim por diante, dos piores até a última escolha que fica com o campeão.

A outra medida é teto salarial, evitando dessa maneira, que equipes com poderio financeiro maior se sobressaiam e causem um desequilíbrio na liga.

O marketing em cima da NBA é feito de maneira primorosa e transforma a partida em um grande evento que atrai turistas de todo o Mundo para as arenas distribuídas pelo país.

Alguns atletas brasileiros fizeram história ao ganhar destaque em equipes da NBA e até conquistando ao título. Anderson Varejão (Golden State Warriors), Tiago Splitter (San Antonio Spurs) e Leandrinho Barbosa (Golden State Warriors) conquistaram o tão desejado anel de campeão da NBA.

NFL (National Football League)

Futebol americano é um esporte muito querido nos Estados Unidos, os torcedores são apaixonados pelas equipes das suas regiões e lotam os estádios. Fundada em 1920, a NFL é a liga esportiva mais rica da Mundo e conta com a maior média de público dentre as quatro grandes ligas americanas.

A liga acontece entre os meses de Setembro e Fevereiro e é composta por 32 times, divididos em 2 conferências: American Football Conference e National Football Conference, dentro delas as equipes são dividas em quatro divisões (West, East, North e South).

Durante a temporada regular, as equipes disputam 16 partidas e o campeão de cada divisão, mais dois times de melhor campanha, avançam para os playoffs de cada conferência. Já nos playoffs, as equipes disputam partidas eliminatórias, até chegar ao grande Super Bowl disputado vencedores de cada conferência.

Assim como na NBA, a NFL também faz um draft para que os atletas universitário ingressem na liga: a equipe com pior campanha no ano interior, tem a primeira escolha e assim por diante, até a equipe campeã ser a última da fila para selecionar um jovem atleta.

A NFL trabalha o marketing de uma maneira excelente para promover o esporte para todo o Mundo de uma maneira acessível e atrativa. O Super Bowl é um dos eventos esportivos mais assistido no Mundo, o lado da Copa do Mundo e Olímpiadas.

O Brasil é representado por um atleta na NFL, o Cairo Santos, que atualmente defende o Tampa Bay Buccanears. O brasileiro fez universidade em Tulane (USA) e conquistou uma vaga na NFL através do Draft. Existem outros brasileiros espalhados pelas equipe universitárias americanas que seguem em busca de uma tão sonhada vaga na maior liga de futebol americano do Mundo.

MLB (Major League Baseball)

O baseball é um esporte que encanta pela estratégia e concentração que os atletas precisam ter para alcançar as vitórias. Apesar das partidas longas, os estádios seguem sempre cheios e a audiência é alta.

A MLB é disputada por 30 times divididos em duas ligas: Liga Americana e Liga Nacional. Se classificam para os playoffs 10 times, 5 de cada liga, fazendo confrontos “melhor de sete” e ao final o campeão de cada liga disputam a World Series, para definir o campeão da MLB.

Os organizadores da liga prezam pelo tradicionalismo. Mantendo o controle geral sobre todos os negócios (financeiro, marketing, esportivo) da liga e até de ligas menores que venham a trazer atletas para a MLB.

Um ponto interessante é que as MLB acontece entre Abril e Setembro. Um período diferente da NFL e da NBA, para não haver conflito de audiência dentro e fora dos estádios.

Agora que você já conhece um pouco sobre as três maiores ligas esportivas americanas, conheça os pacotes da Viagens Esportivas para que o sonho de se tornar um atleta de alto nível nos Estados Unidos se torne realidade!

WhatsApp chat